segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Megalomaniaca



Jake e eu

Estive trabalhando no Alaska no último ano. .lá , apesar da temperatura sempre desconfortável , existem pessoas de coração quente. Meus dias eram normais e de muito trabalho , sempre bastante pesado.Sempre via os capitães dos navios mais famosos do lugar. A pesca de caranguejo das neves dá muito dinheiro. Foi no meu trabalho que conheci o capitão Phil harris , que foi vender as muitas toneladas aomeu patrão , Sr. Jones.Realmente émuito dinheiro roalndo ali...
Sempre conversava com meu patrão sobre esse trabalho perigoso no Estreito De Bering. Ele me contava tudo sobre as historias dos homens que encaravam isso . Histórias de homens que perderam suas vidas e histórias de muita união. Eu que saí do Brasil com um ingles regular, me limitava a responder somente o que me perguntavam.
Meu trabalho se resumia em não somente ajudar na parte burocrática do negocio, de início fui contratada para o trabalho , digamos, pesado. Comecei no carregamento e assim fiquei há oito meses. O trabalho duro me ajudava a esquentar o corpo. Arrumei bons amigos e parceiros. O bom de trabalhar com um lugar de muito movimento durante o dia é que , as pessoas estão sempre te observando. O que me fez ganhar mais pontos é o fato de não fala rmuito o ingles e isso me fazia ter a fama de calada. O contrato de trabalho nãoexigia ingles avançado. Voltando as observações diárias , não entendia os diálogos que o meu patrão tinha com os capitães dos navios...Uma dessas conversas , hoje sei , me deu o emprego que tenho hoje. Pescadora Mortal...
O capitão Phil sempre vinha e entregava os caranguejos echamou me pra perguntar que eu pensava sobre o seu trabalho Disse me que eu estava fazendo um bom trabalho no descarregamento. Aproveitou a minha grande curiosidade sobre suas vidas no mar - como ele sabia -para perguntar o que eu pensava sobre o seu trabalho , mais ou menos assim :
- What do you think about to work here in this cold place , Dutch Harbor?
Eu respondi :
-I came to Alaska cuz I know that one day , i gonna work in your ship, Captain Harris...
Meu chefe arregalou os olhos e sorriu sem graça tamanha petulancia minha...O capitão de súbito riu e disse ...:
-This girl promises here...
Aquela feiçao de bochechas rosadas iluminou minha esperança . Soube que naquele momento ele me convocarisa para trabalhar no Cornelia Marie.
-Dont you wanna go with me on a season on Cornelia ??You works hard and got so much job to you in my ship ...
Senti os olhos de consentimento do meu patrão na hora que olhei para ele . Na próxima semana eu estaria embarcando como a nova cozinheira do navio. Antes disso , tive a ultima conversa com o capitão que me deu as coordenadas.Primeiramente cozinheira , depois mais pra frente, marinheira...
O dia D chegou em uma gelada( pra variar), sexta feira. Eles estavam embarcando e o capitão Harris pedeiu que seu filho , Jake, fosse me chamar.No fundo , ele não acreditava que eu iria mesmo , que eu tivesse coragem ...
Quando a porta se abriu , estava colocando a ultima barrinha de cereais na mochila e virei me para quem entrara na loja . Será que era quem eu esperava . Não , era melhor do que isso.
Humildemente, , Jake , o filho mais novo do capitão, veio em minha direção e perguntou:
-Meu pai perguntou se voce está pronta , é voce a nova cozinheira não é mesmo ???
-Anna, prazer em conhece lo , Jake ...Tirei minhas tres malas detrás do balcão e ele , desacreditado , ficou olhando pra minha cara sem dizer nada .
- Vamos, estou pronta ...
Jake ajudou me com a bagagem enquanto eu me despedia do patrão que já não era mais meu ...Fomos então para o barco conversando pouco pelo caminho... continua.

Nenhum comentário: